Apesar das incertezas que vivemos todos os dias desde que se instaurou a pandemia da covid-19 pelo mundo, o sentimento de amor continua sempre no ar. Inúmeros casamentos foram adiados, outros foram se reinventaram, trazendo inovações nas formas de celebrar e, ainda, tiveram aqueles que se jogaram de cabeça em fazer o pedido do que, para muitos, é o sonho de uma vida.
Entre flexibilizações e decretos, é sempre tempo de ter esperança e almejar um futuro com a pessoa amada, mesmo que existam algumas mudanças. Acredite, você não está sozinho! Além da pessoa amada, você pode conferir nossas 5 dicas para te ajudar no planejamento e execução do seu casamento na pandemia, e celebrar esse momento tão importante mantendo todos em segurança.
Planejar é o primeiro passo
O casamento não é apenas uma festa, é um evento grandioso que celebra o amor entre duas pessoas podendo dar muito trabalho para os noivos. De acordo com o site casagarciaeventos.com.br, o ideal é começar o planejamento com pelo menos um ano de antecedência.
Embora ainda possam existir incertezas em relação às datas, é fato que ter um especialista ao seu lado pode ajudar na organização do casório. Segundo a The Knot, empresa americana do segmento de planejamento de casamentos, mais de 75% dos casais afirmam que os fornecedores entendem o cenário da pandemia e são solícitos às atualizações.
Investir na intimidade
Mesmo que pareça clichê, tirar proveito da situação do coronavírus para enxergar um lado positivo é uma opção. Os casamentos mais minimalistas e com capacidade de convidados reduzida, tornam a cerimônia intimista mas sem perder seu simbolismo.
Ainda que pareça diferente pensar dessa forma, fará mais sentido ao lembrar de todas as vezes que ouvimos um casal dizer sobre sua festa de casamento que “mal comeram” por estarem apreensivos com todos os convidados, buffets e etc. Desta forma, quanto maior o número de convidados mais nervosos ficarão os noivos em preparar cada detalhe.
Escolha seu tipo ideal de casamento
Com os casamentos mais intimistas, logo surgiram algumas tendências do casamento da pandemia que incluem casamentos ao ar livre, como mini wedding e elopement wedding.
Ao ar livre
Quer opção melhor para a pandemia? Casamentos ao ar livre são a melhor opção para o momento no qual estamos vivendo. Além de deixarem o evento com clima mais natural, íntimo e charmoso, garantem a segurança dos convidados. Os locais podem variar, desde campos e praias até sítios.
Mini Wedding
Conforme o site noivasonline.com o mini wedding é uma festa com número reduzido de convidados, apenas para os familiares e amigos próximos. Não necessariamente sendo algo simples, pois atrai até os casais mais exigentes,que investem na decoração, local e buffet.
Elopement Wedding
Já o elopement wedding, segundo a revista especializada em casamentos Constance Zahn, é uma versão ainda menor da celebração, no qual normalmente acontece apenas uma troca de votos a dois, seguida de um ensaio fotográfico. Esta opção é, de certa forma, a mais segura, porém não perde em beleza e emoção. Muitos casais investem na decoração, em cenários espetaculares e uns até optam por convidar os pais para uma pequena refeição.
Medidas de segurança são necessárias
A mais importante dica para que o seu casamento possa acontecer na pandemia é justamente essa, invista nas medidas de segurança necessárias para garantir que todos os seus convidados sintam-se confortáveis em seu evento. De certo, o coronavírus está longe de deixar de existir e devemos tomar todas as precauções possíveis para realizar festas dentro das normas de cada município, respeitando os decretos e trabalho dos buffets nesse período.
Em síntese, os protocolos de segurança da covid-19 a serem seguidos pode já ser algo decorado para muitos, mas apresentá-los de uma forma diferente em sua festa, transformará a experiência dos seus convidados. Confira a seguir:
Customização
Você pode investir na customização de máscaras com as cores da decoração, embalagens de álcool em gel com fotos divertidas do casal e avisos personalizados com todas as normas de higiene nas mesas com a identidade visual do evento.
Prendas divertidas
Para aqueles que desrespeitarem o distanciamento, juntarem mesas ou cadeiras, retirarem as máscaras, ou violarem as regras que os noivos definirem, pode-se colocar prendas divertidas, como por exemplo pagar uma quantia para os noivos.
Alertas no site
No site do casamento, pode-se especificar os protocolos adotados pelo casal de noivos durante todo o evento, assim como deixar uma prévia da quantidade de convidados que haverá na festa. Algumas pessoas podem não se sentir confortáveis com um número alto de convidados, então essa informação pode ser relevante, mas não fique triste, no último tópico temos a solução.
Open House: pense em um pós pandemia
Infelizmente alguns convidados irão recusar o convite, por não se sentirem à vontade em comparecer ao evento com outras pessoas. Pensando nisso, o Open House é a alternativa para quando tudo acabar, reunindo todas as pessoas queridas para conhecer a casa nova dos pombinhos apaixonados.
Convide aqueles que, por algum motivo, não puderam estar em sua festa de casamento. Aproveite para mostrar algumas fotos e celebrar a união, é válido até relembrar o cardápio da festa, as músicas e principalmente reviver o amor.