Quando pensamos na celebração de um casamento, a primeira imagem que vem à mente é de uma igreja toda decorada com flores, a noiva entrando pela porta principal acompanhada pelo pai e o noivo esperando no altar rodeado pelos padrinhos. Os noivos trocam votos e um padre ou pastor celebra a união do casal. No entanto, esse conceito de cerimônia tradicional de casamento vêm sofrendo modificações nos últimos anos.
Mais que uma festa ou cerimônia, um casamento é um ritual de união e celebração do amor do casal e é um momento totalmente único na vida dos dois. Então, nesse momento não existe certo ou errado, não importa qual o tipo de celebração escolhida, a única regra é que ela seja muito especial para os dois.
Hoje existe uma infinidade de tipos de celebração de casamento que podem ser escolhidas pelos noivos. Das mais tradicionais às mais modernas, trouxemos algumas para você conhecer e se inspirar. Além disso, também vamos te dar algumas dicas sobre como escolher o tipo de celebração ideal para o seu grande dia.
Cerimônias mais tradicionais
Falando de casamentos celebrados de forma mais tradicional, temos a cerimônia religiosa com efeito civil, a civil, a ecumênica e a realizada por um celebrante de casamento. Os três primeiros tipos são mais comuns e se adequam bem a aqueles casais que gostam do básico e querem um casamento tradicional.
A celebração religiosa com efeito civil é mais indicada para casais religiosos, que desejam realizar o casamento de acordo com a sua religião. Por meio dela, os noivos estarão casados perante sua religião e também perante a lei do país, isso porque a lei dá esse direito aos padres e pastores habilitados e que estejam com suas igrejas devidamente registradas.
A cerimônia civil pode acontecer no cartório ou até mesmo no local onde a festa do casamento vai ocorrer. Nesse tipo, no lugar de um líder religioso, temos um juiz de paz que será responsável por oficializar a união.
O terceiro tipo de celebração que também é muito comum é a cerimônia ecumênica. Ela não é centrada em nenhuma religião específica, porém não deixa de ser repleta de fé e espiritualidade. Essa também é uma celebração muito personalizada e pode ser uma boa opção para casais com religiões diferentes.
Outro tipo de celebração que tem crescido muito no Brasil nos últimos anos é a realizada por um celebrante de casamento. Esse tipo de cerimônia tem o intuito de ser poética e personalizada, porém não tem efeito civil nem religioso. Esse é um tipo de celebração mais íntima e com valor simbólico e afetivo e também pode ser uma boa escolha para casais sem religião ou com religiões diferentes.
Cerimônias mais diferentes e alternativas
Falando em celebrações realizadas de forma personalizada por celebrantes, trouxemos uma lista de celebrações para casamentos que fogem do tradicional e são cheias de significado. A maioria delas envolve objetos ou rituais especiais que podem tornar o momento da união do casal ainda mais único e singular.
A primeira delas é a cerimônia das areias, um ritual colorido, onde cada um dos noivos derrama areias de cores diferentes em um único vidro. Esse rito representa a singularidade do casal e a indissolubilidade do casamento. Em uma variação dela, os pais dos noivos e padrinhos também podem colocar um punhado de areia no vidro.
O ritual da árvore também tem um significado especial. Nele o casal planta uma muda da planta para representar o cultivo do amor, prosperidade e fertilidade.
Outra celebração cheia de significado é a cerimônia dos balões. Nela, cada convidado recebe um balão com gás hélio, então o celebrante pede para que cada um dos presentes mentalize um desejo para os noivos e, então, os balões são soltos. Além de ter uma energia ótima, esse ritual rende fotos maravilhosas.
O rito das velas representa a união de duas famílias e a criação de uma nova. Nela, os pais do noivo acendem uma vela cada, então os noivos seguram essas velas e acendem uma terceira.
Como escolher a celebração ideal
Assim como tudo sobre o casamento, o tipo de cerimônia precisa fazer sentido e agradar os noivos. Não existem regras, mas antes de escolher um ritual é importante avaliar se realmente aquela celebração se encaixa na história e faz sentido para o casal. Para isso é preciso levar em consideração os objetos escolhidos e se serão guardados pelo casal pelos anos seguintes como lembrança da união.
Caso você esteja em dúvida entre todos os tipos de celebrações listadas ou não queira algo com tantos simbolismos também existem opções mais simples e personalizadas. Uma alternativa é conversar com o celebrante do seu casamento para que, juntos, vocês criem uma celebração personalizada para a união de vocês, como por meio de histórias ou poesia, por exemplo.
Já sabe qual tipo de celebração vai escolher para seu casamento? Agora é só começar a planejar.
Para mais informações, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui!