Como começar a planejar um casamento?

compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
imagem que descreve planejar um casamento
Planejar um casamento pode ser uma tarefa difícil, mas com essas dicas vamos facilitar todo o processo. Separamos os principais pontos para você ter um dia inesquecível.

Conteúdo

Após ficarem noivos, o casal tem uma grande tarefa pela frente: planejar o casamento. 

Organizar uma festa de casamento pode ser cansativo, mas com certeza será o melhor evento de suas vidas. Aproveitem cada segundo deste momento, divulguem para seus amigos e familiares e sempre contem um com o outro. 

Para começar a planejar, é preciso pensar em vários detalhes que vão compor a celebração: data, horário, local, tipo da cerimônia, número de convidados, fornecedores, orçamento e muito mais. 

Para isso, reunimos algumas dicas para facilitar seu planejamento para que tudo saia como o planejado no grande dia. 

1. Orçamento 

Antes de planejar datas, local e temas é muito importante que o casal faça um levantamento de quanto estão dispostos a gastar com o evento. Essa conversa é muito importante para ajudá-los a organizar um casamento que se encaixa dentro das expectativas que os noivos possuem. 

Procure uma planilha de gastos para casamento e insira todos os itens que deseja para não haver surpresas perto da data. Nesta conta, devem entrar: 

1- Local

2- Número de Convidados 

3- Buffet

4- Traje 

5- Fotografia e Vídeo 

6- Assessoria 

7- Imprevistos 

2. Tipo de Cerimônia 

Outro passo muito importante na hora de planejar seu casamento é a escolha para o tipo de celebração que o casal quer e se haverá festa ou não. 

Sendo assim, é importante que os noivos conversem entre si e escolham uma cerimônia na igreja e festa em um salão, se ambos estarão no mesmo lugar ou se haverá apenas a solenidade de união.

Determinar isso logo ao início do planejamento pode ajudar a procurar locais de maneira mais assertiva para que se tenha mais tempo para decidir sobre outros detalhes do evento. 

3. Número de Convidados 

Este é um ponto fundamental para planejar seu casamento. O número de pessoas determina várias outras escolhas do seu evento, como o tamanho do local, o buffet,  a carta de bebidas, entre outros. 

Por isso, faça uma pré lista de convidados. Esta primeira relação pode ser bem maior que a final, visto que o número de pessoas pode diminuir de acordo com o tamanho do seu orçamento.

Esse número também pode diminuir pela impossibilidade de algumas pessoas não poderem comparecer na data do casamento. Por isso, é importante que na hora de chamar as pessoas, haja uma conversa com elas para que, caso elas não possam, o casal consiga remanejar este convite remanescente. 

Este passo também é importante para definir que tipo de cardápio e bebidas haverá na festa e também te auxilia no tempo de duração da cerimônia, afinal, o casamento é um evento para os noivos e para os convidados. 

4. Fornecedores 

Após definir quanto iria gastar e suas expectativas para o casamento, chegou a hora de escolher os prestadores de serviço. 

Para planejar o casamento, é importante que um cerimonialista seja contratado para que resolva todas as questões acerca da celebração. 

O cerimonialista é a pessoa que vai auxiliar os noivos em todo o processo de planejamento, desde as sugestões de locais até o pós-festa. Portanto, é importante que seja uma pessoa de confiança e que entenda os desejos e expectativas do casal. 

Faça pesquisa de fornecedores e assessorias, pegue referências com outros casais 

Com o auxílio da assessoria do evento, planejar seu casamento ficará muito mais leve e assim, o casal poderá ter mais tranquilidade para escolher decoração, atrações, som, iluminação, fotos e vídeos. 

5. O evento 

Durante o planejamento do casamento, são escolhidos todos os itens que o casal deseja para a cerimônia ideal. Neste momento, é importante deixar tudo alinhado com a equipe que irá trabalhar no grande dia e deixar claro as expectativas. 

Uma identidade visual para o casamento é uma decisão importantíssima para planejar o evento. Esse será o carro chefe para a escolha da decoração, buffet, bebidas, convites e muito mais. Ela será responsável pelas cores, estilo das roupas e elementos da festa, desde a escolha das toalhas de mesa até as atrações. 

Nesta etapa, também entram a escolha dos tipos de música que vocês irão colocar ao longo da festa e quais bandas irão tocar.

Além disso, também é importante escolher uma empresa confiável para a montagem de todo o evento para uma iluminação e som. 

6. Aproveite

Planejar um casamento é um momento único na vida de um casal. A festa de casamento é a concretização da parceria dos noivos e o apoio de todos ali presentes.

Para que esse processo seja prazeroso, não tenha apenas um plano, mas vários. Imprevistos podem acontecer em quaisquer eventos, então sempre tenha planos para diversas situações que possam ocorrer e deixe isso bem claro para a assessoria do seu casamento. 

Aproveite cada segundo deste evento memorável, se planeje e conte com uma equipe que atenda suas expectativas para o grande dia. 

Acho que você também vai se interessar...

Deixe seu comentário

Sobre nós

Com especialização em casamentos e debutantes e mais de 250 eventos já realizados, oferecemos uma equipe preparada para transformar o seu sonho em realidade.

Instagram

Facebook

Artigos Recentes