Quando o assunto é decoração de casamento, é inevitável pensar nas flores. Das mais clássicas, até as mais diferentes, elas estão presentes na maior parte das cerimônias e chamam atenção pelos detalhes e beleza. Estão no buquê das noivas, nos arranjos de mesa, em painéis de fotos e em toda a festa, sendo um dos itens mais importantes e de destaque em seu casamento.
Mas, escolher as flores ideais para cada tipo de cerimônia exige cuidado e dedicação, já que essas dão um toque a mais no casamento. Como nem todos somos botânicos, temos que nos atentar às flores mais indicadas para cada época do ano e ambientes, pois cada tipo de casamento têm uma decoração característica baseada no local e personalidade dos noivos, afinal tudo precisa estar em harmonia.
Assim como outras partes das decorações do casamento, as flores também podem seguir o gosto dos noivos. Porém, de acordo com o site dicasdemulher.com talvez as preferências pessoais não sejam suficientes pois existem alguns fatores que devemos sempre considerar nos momentos de escolha das flores, como por exemplo a época do ano e o horário do casamento. Essa missão não parece fácil, então separamos algumas dicas para ajudar vocês a conhecerem as flores que são ótimas opções para o seu casamento.
As flores de cada estação do ano
Além de serem usadas em casamentos, é comum presentear pessoas queridas com flores. Por consequência, em datas comemorativas como dia das mães e dia dos namorados, há tendência no aumento do valor das flores. Em coincidência, ambas às comemorações ocorrem entre o final do outono e início do inverno, o que diminui a produção destas refletindo também no seu bolso.
Sobretudo, além de valores, as flores mais indicadas para os climas mais amenos e frios, de acordo com o sitedebelezaemoda.com.br são as azaléias, os crisântemos, as cravinas, as hortênsias, os cravos, as begônias, as margaridas, as papoulas, as tulipas, os amor-perfeito e as camélias. Estas espécies são conhecidas por terem a flora durante o outono, trazendo um clima charmoso e delicado tanto para a cerimônia na igreja, quanto para a festa.
Já no inverno, como os dias possuem clima mais frio, as espécies devem aguentar firme às temperaturas mais baixas do ano. Além das citadas acima, às petúnias, begônias, verbenas, orquídeas, prímulas e copos de leite são clássicos dos casamentos.
Na primavera, justamente a estação na qual grande parte das flores dão show de beleza e florescem, a variedade encontrada é grande. Entretanto, algumas se destacam pelo deslumbre que podem trazer. Com suas cores e texturas, os girassóis, as lobélias, açucenas, gardênias e hortênsias são opções que trarão muita alegria e com certeza, encantarão a todos do seu casamento.
Por fim, o verão é sempre uma época do ano escolhida por muitos casais, pelo clima de alegria e férias. Porém, nessa estação do ano a exposição a luz solar é maior, além do calor e clima seco, exigindo que as flores e plantas acompanhem as transformações climáticas e sejam mais resistentes. Assim, as clássicas opções de flores para o verão são as magnólias, astromélias, callas e lírios.
Uma dica válida para os casais que são amantes de um bom desconto é investir em flores presentes em todas as estações do ano, pois estas tendem a ser mais baratas, como os crisântemos, asters, gipsofilas, astromélias e margaridas. Embora focar nas flores de cada estação seja uma alternativa, é importante sempre considerar também o ambiente da cerimônia, religiosa ou não, e da festa de casamento, para que se destaquem e se adaptem ao local.
O local da festa e da cerimônia
Ao pensar na decoração do local no qual será realizada a cerimônia do casamento, alguns fatores podem intervir na escolha das flores. Segundo o site dicasdemulher.com.br determinadas espécies são mais perfumadas, outras mais resistentes às adversidades do clima, então todos esses detalhes devem ser pensados. Por exemplo, em casamentos ao ar livre e durante o dia precisa-se usar flores mais resistentes, mas podem ter perfume mais forte como jasmim e lavanda. Por outro lado, em áreas internas recomenda-se arranjos menores em menor quantidade.
Se o casal pretende realizar a cerimônia em uma igreja, a decoração com flores é uma ótima opção para decorar o local. Conforme o site portaldasnoivas.org, espécies mais delicadas são ótimas para o casamento na igreja, como por exemplo a astromélia, que possui um leque de cores interessante possibilitando combinações diversas.
Algumas flores são clássicos dos casamentos e que, de acordo com site dicasdemulher.com.br, são as mais pedidas por muitos casais. As tradicionais rosas, são sinônimo de romantismo e possuem tons diversos, mas decepcionam pelo preço. Já as gérberas são acessíveis e encantam a todos com sua diversidade de cores, ideais para casamentos ao ar livre. O lisianthus é uma ótima alternativa para casais que querem economizar, mas amam as rosas, já que se assemelham muito.
Aposte no diferente
Engana-se aqueles que acham que apenas com flores o casamento será sofisticado. As folhagens são ótimas para decorar celebrações no estilo boho e, tem sido tendência entre muitos casais. Além de possuírem um ótimo custo benefício, quando escolhidas da forma correta, podem surpreender a todos, trazendo resultados incríveis para seu casamento e ainda, dependendo da proposta do casamento você pode misturá-las com flores.
Se destacam nas folhagens usadas para decoração às: folhas de camélia, murtas, samambaias, folhas de strelitzia, monsteras, eucaliptos prateado e heras. O site noivasonlie.com ressalta que, nem todas as folhagens são adequadas para a decoração pois podem ser tóxicas ou murcham com facilidade, então lembramos que é sempre necessário consultar seu florista e/ou decorador.
Para mais informações, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui!