A organização de um casamento envolve decisões muito complicadas e polêmicas, e escolher as madrinhas e padrinhos é uma delas, sendo um desafio para os noivos. Essas são as pessoas importantes que fazem a diferença na vida do casal, e precisam ser selecionadas levando em conta o impacto positivo na vida de cada um! Uma das maiores dúvidas quando se está decidindo as questões da cerimônia é: existe um número indicado de madrinhas e padrinhos? Há uma quantidade correta de quantas pessoas você pode escolher? Como tomar essa decisão?
Primeiro de tudo, não se deixe levar pela emoção. É claro que você possui muitas pessoas importantes na sua vida, mas um casamento não pode ser feito apenas de madrinhas e padrinhos. Sem contar que é necessário um espaço e orçamento muito maior para comportar uma quantidade grande de padrinhos, é preciso ir com calma.
Não precisa se estressar, vamos te ajudar com essa decisão!
Existe um número mínimo oficial?
Sim, existe! Tanto no cartório quanto na igreja, o número mínimo é de um casal de padrinhos, para que sejam as testemunhas. Porém, muito dificilmente o casal possui apenas duas pessoas importantíssimas na vida para esse momento tão especial, então acaba sendo bem mais que uma madrinha e um padrinho.
A palavra chave é bom senso
Não existe um protocolo específico a respeito da quantidade de madrinhas e padrinhos, mas é possível ter uma ideia com base em três fatores: a proporção entre o número de convidados e o número de padrinhos; a intimidade dos noivos com as pessoas escolhidas; e o tamanho do local onde a cerimônia será realizada!
Pensando nessas questões, fica mais fácil de calcular qual é o número correto para o seu casamento, e nunca se esqueça que o bom senso é seu maior aliado nesse momento.
Tenha sempre em mente a proporção Padrinhos X Convidados
A quantidade de convidados influencia diretamente quantos padrinhos você pode convidar. Não é regra, e cada pessoa tem o direito de fazer o casamento como bem entender, mas existem recomendações para que a logística da sua cerimônia funcione melhor.
Já imaginou um casamento com 100 pessoas e 25 padrinhos? Pois é, não dá para ¼ dos seus convidados serem apenas madrinhas e padrinhos, e muito dificilmente você terá a mesma intimidade com todas essas pessoas, o que nos leva para o próximo fator.
Dê prioridade para os mais íntimos
Sim, ao longo da vida colecionamos muitos amigos e pessoas especiais, mas será que todos estão no mesmo nível de proximidade com a gente? Muito provavelmente não. Não dá para colocar todo mundo como madrinha e padrinho!
Estabelecemos uma relação de amor muito diferente com cada pessoa, e não é uma questão de quem você gosta mais e quem você gosta menos, e sim se perguntar com quem você contar e analisar seu nível de intimidade com cada um! Assim, você consegue selecionar exatamente apenas os mais próximos.
Considere o tamanho do local
Esse é um dos critérios mais importantes para decidir a quantidade de madrinhas e padrinhos, principalmente se você for casar na igreja e o altar for pequeno, pode ser que fique muito apertado. Também é necessário levar em conta a logística da entrada, preenchimento dos bancos, e todos os protocolos que envolvem o casamento no local. Muitas pessoas na igreja pode ficar esteticamente feio e tornar a cerimônia muito demorada!
No caso de locais como chácaras, sítios, clubes e salões, a quantidade é um pouco mais flexível. Porém, também envolve uma logística própria, e muitos padrinhos podem alongar demais o seu casamento, e até tornar o processo de entrada, saída e fotos protocolares muito cansativo para os noivos e para os convidados.
Conclusão: existe uma quantidade correta?
Como dito acima, a decisão final sempre será dos noivos, e não existe um protocolo 100% oficial nesses casos. Porém, o mais recomendado é que, para casamentos em igreja, o número máximo de madrinhas e padrinhos nunca ultrapasse 6 casais de cada lado. E mesmo a quantidade mínima oficial sendo 1 casal, não é visualmente bonito para sua cerimônia, e o recomendado mínimo é que pelo menos 4 casais de padrinhos de cada lado acompanhem os noivos.
Se você for realizar sua cerimônia em um local de evento que não seja uma igreja, esse número é mais flexível, mas o ideal é sempre ficar próximo dos 4 a 6 casais de cada lado, para que a logística flua melhor e que não prolongue muito o casamento e torne a experiência cansativa para os noivos e para os convidados.
Não se esqueça de sempre levar em conta o tamanho do espaço, número de convidados e a intimidade com os padrinhos. Como quase tudo na organização de um casamento, é preciso sangue frio e jogo de cintura às vezes para que tudo saia perfeito!
A escolha das madrinhas e padrinhos é muito pessoal e importante, mas é preciso entender que uma cerimônia bem organizada com as pessoas que você realmente pode contar por perto vale muito mais que um grande número de padrinhos e um casamento com problemas de organização.
Agora que você já sabe todas essas dicas, ficou muito mais fácil decidir quem serão os sortudos para acompanhar os noivos no dia especial!
Para mais informações, entre em contato com um de nossos consultores, clicando aqui.
Referências
- Amor Diverso > Qual é o número correto de madrinhas e de padrinhos para o casamento?. Disponível em: https://www.amordiverso.com/qual-numero-madrinhas-padrinhos-casamento/
- Casamentos.com.br > Qual a quantidade ideal de padrinhos para seu casamento?. Disponível em: https://www.casamentos.com.br/artigos/quantidade-ideal-de-padrinhos-para-seu-casamento–c4753